Conecte Conosco

Brasil

Lula: democracia precisa ser cuidada e protegida

Publicado

em

Ao lembrar os três anos desde a tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (8) que os atos daquele período servem para nos lembrar que a democracia não é uma garantia definitiva.

“Ela é sempre uma obra em desenvolvimento, sujeita a constantes ameaças tanto de velhos quanto de novos aspirantes a ditadores. Por isso, a democracia necessita ser preservada com cuidado e defendida com muita determinação diariamente.”

Durante uma cerimônia oficial no Palácio do Planalto, Lula ressaltou a importância de mostrar que a democracia é “mais do que apenas uma palavra bonita no dicionário” e demanda a construção de uma nação mais justa e menos desigual, com mais direitos para todos e menos privilégios.

“Democracia vai além do simples direito e desejo de votar no dia da eleição e depois guardar o título de eleitor pelos próximos quatro anos. Ela exige a participação ativa da sociedade nas decisões do governo”, afirmou.

“Uma das maiores demonstrações da força da democracia brasileira foi o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, finalizou.

Dosimetria

Mais cedo, o presidente rejeitou totalmente o Projeto de Lei nº 2.162 de 2023, conhecido como PL da Dosimetria, que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro. Essa lei pretendia reduzir as penas dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe de Estado.

“Todos tiveram amplo direito de defesa, foram julgados de forma transparente e justa. E, ao final do processo, foram condenados com base em provas sólidas, não por ilegalidades repetidas, opiniões pessoais ou apresentações enganosas em PowerPoint”, enfatizou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados