Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula depõe na Justiça Federal em SP em ação em que Gleisi é ré

Publicado

em

Ex-presidente é testemunha de defesa de Gleisi Hoffmann, no processo em que ela é ré na Lava Jato.

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs na Justiça Federal de São Paulo na manhã desta sexta-feira (7). Ele é testemunha de defesa da senadora Gleisi Hoffmann, no processo em que ela é ré na Lava Jato.

O depoimento estava marcado para começar 9h30. Lula foi o primeiro de três pessoas a prestar depoimento, segundo a assessoria do Fórum. O ex-presidente estava acompanhado do advogado Cristiano Zanin. Ele depôs por cerca de meia hora e saiu por volta de 10h, sem falar com a imprensa.

Após Lula, quem depôs foi Ivo Correa, assessor especial de Gleisi quando ela chefiava o Ministério da Casa Civil. Beto Vasconcelos, ex-secretário da Casa Civil, que seria ouvido na sequência, foi dispensado. As testemunhas deixaram o fórum às 10h20. Os depoimentos foram colhidos pelo juiz Ricardo Rashid, designado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato.

Lula chega para depor na Justiça Federal em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Lula chega para depor na Justiça Federal em São Paulo 

Gleisi, o marido e ex-ministro, Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Krugler, ligado ao casal, respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o processo no Supremo Tribunal Federal, Gleisi recebeu R$ 1 milhão desviados do esquema de corrupção na Petrobras para sua campanha eleitoral ao Senado em 2010.

O dinheiro teria sido direcionado à campanha de Gleisi em quatro parcelas de R$ 250 mil. O repasse foi realizado, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), por meio de empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef que foram contratadas pela Petrobras.

Ainda segundo a PGR, o dinheiro ilícito foi liberado pelo ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, que tinha o objetivo de obter o apoio político de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo para se manter no cargo.

O ex-ministro Paulo Bernardo e a senadora Gleisi Hoffman (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil; Jefferson Rudy/Agência Senado)

O ex-ministro Paulo Bernardo e a senadora Gleisi Hoffman

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados