Conecte Conosco

Economia

Lula destaca exploração responsável do petróleo na Foz do Amazonas

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, que deseja iniciar a extração de petróleo na região da Foz do Amazonas, situada no litoral do Amapá, também conhecida como Margem Equatorial, que é vista como uma nova área para a exploração petrolífera no Brasil. Ele ressaltou que essa atividade precisa respeitar rigorosamente o meio ambiente.

Lula ressaltou que a Petrobras possui ampla experiência em operações em águas profundas e não registrou incidentes relevantes, destacando a importância dessa exploração para o país e para a Região Amazônica.

“Queremos preservar a Amazônia, não como um território intocável, mas que possa ser explorado de forma responsável, tanto por terra quanto por mar, pois compreendemos a importância do cuidado com a região. Vamos avançar na extração do petróleo cumprindo todas as etapas necessárias”, afirmou o presidente. Ele mencionou que o Ibama e a Petrobras já realizaram a Avaliação Pré-operacional (APO), um teste que verifica a eficácia dos planos de emergência e de proteção à fauna, garantindo a conservação ambiental.

Em relação às obras da pavimentação da BR-319, Lula defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, explicando que ainda não foi o momento adequado para iniciar as obras. O presidente assegurou que as obras serão feitas, mas com responsabilidade para preservar a floresta.

“Às vezes as pessoas responsabilizam a Marina, mas ela esteve fora do governo por 15 anos. O que a ministra faz, e é fundamental, é buscar diálogo sobre como realizar os projetos. Se forem executados corretamente, beneficiarão a todos”, destacou Lula.

A entrevista foi concedida na tarde da segunda-feira, dia 8, e transmitida na madrugada do dia 9. Na manhã do mesmo dia, o presidente participou da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) em Manaus, evento fundamental para reforçar o combate ao narcotráfico na região.

À tarde, Lula embarcou em uma balsa no píer da Estação Naval do Rio Negro para acompanhar o lançamento de um cabo de fibra óptica que integra o programa Norte Conectado, importante iniciativa de infraestrutura digital.

Além disso, o presidente anunciou que retornará ao Amazonas em outubro para participar de uma cerimônia relacionada ao programa Minha Casa, Minha Vida, um importante esforço para melhorar a habitação no estado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados