Notícias Recentes
Lula destaca importância do 2 de julho e pede que povo conheça luta histórica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta quarta-feira (2) o papel fundamental do povo na conquista da independência do Brasil, reforçando a necessidade de a população conhecer a história do país além das versões tradicionais. Ele participou das comemorações dos 202 anos da independência em Salvador (BA).
Antes do evento na capital baiana, Lula afirmou em entrevista à TV Bahia que deseja estimular a produção de cerca de dez filmes históricos para revelar ao público a trajetória de muitas lutas e conquistas pouco divulgadas oficialmente.
“O conhecimento histórico não pode se limitar às narrativas oficiais, pois há muitas histórias de batalhas populares e conquistas que poucos conhecem”, comentou Lula.
O presidente também ressaltou que a independência do Brasil foi alcançada por meio de batalhas populares em vários estados, e a Bahia foi decisiva nesse processo.
“Foi pela Bahia que os portugueses foram definitivamente expulsos, um momento que celebramos com orgulho e que enaltece a coragem do povo baiano e o papel de três mulheres heroicas: Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria e Joana Angélica.
Em 2 de julho de 1823, os movimentos populares da Bahia conseguiram expulsar definitivamente as tropas portuguesas que resistiam à independência proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro II.
Na terça-feira (1º), o chefe do Executivo enviou ao Congresso um projeto de lei para oficializar o 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
“Reconhecer essa data é valorizar a história da Bahia e do país, garantindo que esse marco faça parte dos livros didáticos e da educação escolar”, explicou Lula.
De acordo com o presidente, a intenção não é instituir um novo feriado nacional, mas sim reconhecer a importância histórica do 2 de julho oficialmente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login