Notícias Recentes
Lula devolve carta de Trump após confirmação do Itamaraty

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, dia 9, que retornará a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta carta, Trump comunicava a imposição unilateral de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil.
Na noite de hoje, o encarregado de negócios Gabriel Escobar, chefe da embaixada dos EUA em Brasília, foi convocado pela segunda vez no dia para comparecer ao Itamaraty.
Escobar é a principal autoridade americana no Brasil desde janeiro, após a saída da ex-embaixadora Elisabeth Bagley, que retornou aos EUA. Trump ainda não nomeou seu novo representante no país.
A embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte, informou a Escobar que o presidente não aceitaria a carta, que havia sido divulgada informalmente por Trump na rede Truth Social.
A diplomata questionou Escobar se a carta era autêntica, e ele confirmou a veracidade, segundo fontes que conhecem a conversa. O método de divulgação do documento antes de ser oficialmente entregue é considerado pouco comum na diplomacia.
Escorel considerou a carta como ofensiva e destacou que havia informações incorretas sobre o Brasil e erros factuais sobre as relações comerciais entre os dois países. Trump mencionou um déficit comercial, enquanto, na verdade, os Estados Unidos possuem superávit em relação ao Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login