Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula diz que carta de Trump tem ameaças e informações erradas

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre tarifas de 50% para produtos brasileiros, foi uma forma de chantagem. Lula falou sobre o assunto em uma transmissão nacional de rádio e TV na noite de quinta-feira, 16.

“Fomos surpreendidos na semana passada por uma carta do presidente dos Estados Unidos anunciando a taxação de 50% dos produtos do Brasil a partir de 1º de agosto”, disse Lula.

Ele destacou que o Brasil sempre buscou o diálogo, tendo realizado mais de 10 reuniões com o governo americano e enviado em 16 de maio uma proposta para negociação. No entanto, em vez de uma resposta construtiva, o que recebeu foi uma chantagem inaceitável, com ameaças às instituições brasileiras e informações incorretas sobre o comércio entre os dois países.

Lula também comentou sobre as críticas feitas por Donald Trump ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), reforçando que o Brasil possui um Judiciário independente e respeita o devido processo legal, incluindo princípios como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa. Ele condenou qualquer tentativa de influenciar a justiça brasileira, classificando-a como um grave ataque à soberania nacional.

Empresas de tecnologia

No mesmo pronunciamento, Lula afirmou que a defesa da soberania brasileira inclui o controle sobre as grandes empresas de tecnologia. Ele reiterou que todas as companhias, nacionais ou estrangeiras, precisam cumprir as leis do Brasil para poder atuar no país. “Aqui, ninguém está acima da lei”, afirmou o presidente.

Lula destacou ainda os perigos relacionados aos crimes virtuais, citando golpes, racismo, violência contra as mulheres, ataques à democracia, incitação ao ódio e bullying, que em alguns casos levam à morte, além de desacreditarem vacinas e trazerem de volta doenças que estavam erradicadas no país.

Mais cedo, Lula declarou que o Brasil pretende cobrar impostos das grandes empresas digitais americanas, embora não tenha explicado como essa cobrança será realizada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados