Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula diz que Cristina Kirchner está determinada

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que está cumprindo prisão domiciliar em Buenos Aires, acusada de corrupção, o que ela recusa, afirmando ser alvo de perseguição política. Nas redes sociais, Lula afirmou que Cristina está em bom estado, com muita força e disposição para continuar sua luta.

“Além de expressar minha solidariedade pelo que ela tem enfrentado, desejei-lhe força para seguir firme na sua trajetória política e de vida. Pude perceber o grande apoio popular que a cerca, o que é fundamental em momentos difíceis”, declarou o presidente.

“Tenho uma amizade longa com Cristina, que vai muito além da política. Sinto carinho e respeito por ela, companheira na luta por justiça social e combate às desigualdades”, completou Lula.

Lula esteve na Argentina para participar da Cúpula do Mercosul, que foi presidida pelo atual líder do país, Javier Milei, adversário político de Cristina Kirchner. Neste encontro, o Brasil assumiu a liderança do bloco sul-americano para o segundo semestre do ano.

Contexto da prisão de Cristina Kirchner

Em 10 de junho, a Suprema Corte argentina confirmou a sentença que condenou Cristina Kirchner a seis anos de prisão por corrupção durante seus mandatos. A pena ainda a impede de ocupar cargos públicos para sempre.

Cristina nega a culpa e alega perseguição política. Recentemente, anunciou que pretende concorrer ao Congresso nas eleições legislativas de setembro, em uma importante região da província de Buenos Aires, reconhecida pelo apoio ao peronismo, movimento político de centro-esquerda do país.

Com 72 anos, Cristina Kirchner foi presidente entre 2007 e 2015 e vice-presidente de 2019 a 2023. Ela foi sentenciada no caso Vialidad, acusada de beneficiar o empresário Lázaro Báez com contratos de obras públicas na Patagônia.

Por ter mais de 70 anos, pode cumprir sua pena em prisão domiciliar.

Relação entre líderes e alegações de perseguição

Em julho de 2019, quando era candidato à presidência da Argentina, o ex-presidente Alberto Fernández visitou Lula durante sua prisão em Curitiba. Fernández governou a Argentina de dezembro de 2019 a dezembro de 2023, tendo Cristina Kirchner como vice. Ambos, Lula e Cristina, afirmam ser vítimas de perseguição política em suas respectivas condenações, sendo que a de Lula foi posteriormente anulada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados