Mundo
Lula e Carney criticam ação dos EUA e querem agilizar acordo Mercosul-Canadá
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (8) uma ligação do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), ambos conversaram sobre a crise na Venezuela, provocada pelo ataque militar dos Estados Unidos e a captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, no sábado (3).
A nota da Secom informa que os líderes condenaram o uso da força pelos Estados Unidos sem justificativa na Carta das Nações Unidas e no direito internacional.
Durante o contato, Lula afirmou que o futuro da Venezuela deve ser decidido soberanamente pelo seu povo e expressou o desejo de que a América do Sul permaneça uma região de paz. Além disso, os dois defenderam a necessidade de reformar as instituições globais.
“O presidente e o primeiro-ministro concordaram sobre a importância de atualizar as instituições de governança mundial”, menciona a nota da Secom.
Além disso, Lula e Carney concordaram em acelerar as negociações para firmar um acordo entre Mercosul e Canadá.
Carney aceitou o convite de Lula para visitar o Brasil, com a vinda do líder canadense prevista para abril, conforme informado pela Secom.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login