Notícias Recentes
Lula e militares debatem crise na Venezuela e melhorias na defesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro na quinta-feira (15) com os três principais comandantes militares, pela primeira vez, após a ação dos Estados Unidos na Venezuela, que ocorreu em 3 de janeiro, visando capturar o ditador Nicolás Maduro.
Participou também do encontro o ministro da Defesa, José Múcio, que durou quase duas horas no Palácio do Planalto.
Embora a reunião não fosse apenas para discutir a situação da Venezuela, o assunto esteve presente na conversa.
Os comandantes do Exército, Tomás Paiva, da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, e da Marinha, Marcos Olsen, mostraram a Lula alguns investimentos necessários para atualizar e equipar as forças armadas diante do novo cenário internacional e fortalecer a defesa nacional.
Tomás Paiva destacou algumas fragilidades existentes no país, apontando a necessidade de melhorar a defesa antiaérea, investir em drones e atualizar os helicópteros militares.
Especialistas comentam que, após a intervenção americana na Venezuela, o mundo está passando por uma nova ordem global. Em entrevista à colunista Miriam Leitão, publicada nesta sexta-feira, o ministro José Múcio afirmou que “achávamos que respeitar nossos direitos nos mantinha seguros, mas os Estados Unidos demostraram que possuem maior poder e podem agir conforme sua vontade”.
Pesquisas recentes indicam que 58% da população brasileira teme que uma situação semelhante ocorra no Brasil.
Desde a operação americana em 3 de janeiro, as Forças Armadas brasileiras intensificaram a vigilância na fronteira com a Venezuela, especialmente em Roraima. O Ministério da Defesa informou que cerca de 10 mil militares estão posicionados na região desde as ameaças venezuelanas de invadir a Guiana e tomar o território de Essequibo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login