Conecte Conosco

Economia

Lula e Modi discutem expansão da cooperação entre Brasil e Índia

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversaram por aproximadamente 45 minutos, por telefone, na última quinta-feira (22). De acordo com o Palácio do Planalto, eles trataram da possível ampliação da colaboração entre os dois países em áreas como defesa, comércio, saúde, energia, ciência e tecnologia. Também discutiram a exploração de minerais críticos, terras raras e a produção de biocombustíveis.

Os temas de interesse conjunto serão aprofundados durante a visita do presidente brasileiro à Índia, marcada para os dias 19 a 21 de fevereiro. A viagem de Lula e sua equipe está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) como parte dos esforços para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Índia, ampliando a venda de produtos brasileiros e atraindo novos investimentos. Este encontro acontece em meio às negociações para ampliar o acordo Mercosul-Índia.

“O presidente está investindo muito nessa missão”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, durante coletiva em que explicou o andamento da implementação do acordo de parceria comercial recentemente assinado entre o Mercosul e a União Europeia.

“Se me perguntarem onde vejo maior potencial para o crescimento do comércio exterior do Brasil, responderei: Índia”, destacou Viana.

Ele ressaltou que as exportações brasileiras para a Índia, que possui cerca de 1,45 bilhão de habitantes — mais de seis vezes a população brasileira — têm grande potencial de aumento.

Em 2025, o Brasil importou quase US$ 8,5 bilhões em produtos indianos. As exportações brasileiras para a Índia somaram US$ 7 bilhões, concentradas principalmente em petróleo (30%), açúcar e melaço (15%), gorduras e óleos vegetais (14%) e minério de ferro (6%).

“Queremos diversificar esses produtos”, disse Viana, citando ainda óleo combustível, defensivos agrícolas, medicamentos e peças automotivas entre os produtos brasileiros com potencial de exportação.

“Além disso, o presidente Lula quer contar com a participação da Embrapa e da agricultura familiar para auxiliar os pequenos produtores rurais da Índia, que são milhões, a aumentarem sua produtividade”.

Quase 200 empresários brasileiros já demonstraram interesse em participar da comitiva presidencial. “Este número vai aumentar, pois as inscrições foram abertas há apenas dois dias e o setor privado mostrou grande entusiasmo”, afirmou Viana, explicando que os empresários irão custear suas passagens e hospedagem. Parte da agenda incluirá encontros com representantes das maiores empresas indianas investidoras no Brasil, que devem anunciar novos investimentos para os próximos anos.

Durante a visita, a ApexBrasil inaugurará seu escritório em Nova Déli — o vigésimo espalhado por diversos países.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados