Mundo
Lula e Petro discutem situação da Venezuela por telefone
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na tarde desta quinta-feira (8), informou o Palácio do Planalto. O assunto da conversa foi a situação na Venezuela, onde ocorreu uma invasão militar dos Estados Unidos no último sábado (3), resultando no sequestro do presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cília Flores.
Os dois líderes expressaram grande preocupação com o uso da força contra uma nação sul-americana, o que viola o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e a soberania da Venezuela. Eles ressaltaram que essas ações representam um precedente muito perigoso para a paz e segurança da região e da ordem internacional, conforme comunicado do Planalto.
Durante a conversa, Lula e Petro cumprimentaram o anúncio do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, sobre a soltura de presos nacionais e estrangeiros detidos no país.
Lula informou que, atendendo a um pedido da Venezuela, autorizou o envio de 40 toneladas de insumos e medicamentos, parte dos 300 toneladas arrecadadas, para reabastecer um centro de distribuição afetado pelos bombardeios dos EUA no último sábado.
Brasil e Colômbia compartilham as maiores fronteiras terrestres com a Venezuela, cada uma com mais de dois mil quilômetros de extensão.
O líder colombiano falou ontem (7) com o presidente dos EUA, Donald Trump, respondendo às ameaças e acusações infundadas feitas pelo norte-americano contra ele.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login