Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula e Tarcísio participam de evento no Instituto Butantan

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em São Paulo nesta segunda-feira para anunciar aportes federais voltados à produção de vacinas e insumos imunobiológicos pelo Instituto Butantan, entidade ligada ao governo do estado paulista. Ele e o governador paulista, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), compartilharam o mesmo palco durante o evento.

O governo federal destinou aproximadamente R$ 1 bilhão para ampliar e modernizar as instalações do Butantan. Lula esteve acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A visita ocorreu poucos dias após Lula admitir publicamente pela primeira vez que Alckmin pode não ser seu vice nas eleições deste ano. Alguns integrantes do PT defendem a candidatura de Alckmin ao governo de São Paulo, apesar da resistência dele e do PSB em abrir mão da vice-presidência. Ex-tucano, Alckmin governou São Paulo durante quatro mandatos, deixando o cargo em 2018.

Lula considera importante manter uma base política forte em São Paulo para minimizar a vantagem de seu adversário de direita, qualquer que seja, num eventual segundo turno. Além de Alckmin, ele conta também com as candidaturas do ministro da Fazenda, o petista Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, atualmente no MDB. Contudo, Haddad tem rejeitado a ideia de disputar cargo eletivo neste ano. Em 2022, ele concorreu ao governo paulista, perdendo para Tarcísio no segundo turno por 55,34% a 44,66%. Apesar da derrota, essa foi a melhor performance do PT num segundo turno em São Paulo.

As chances de Tarcísio concorrer à reeleição parecem aumentar, já que o candidato bolsonarista à presidência deve ser o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nomeado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso em Brasília. Tarcísio é considerado favorito para permanecer no comando do estado.

Na programação do dia, Lula visitou o complexo de produção das vacinas contra a dengue. O evento simbolizou o início da vacinação contra a dengue para todos os profissionais de saúde da rede básica do SUS, utilizando a Butantan-DV, vacina brasileira criada pelo instituto. Essa vacina foi a primeira contra a dengue a obter aprovação da Anvisa em novembro de 2025 e é a primeira dose única no mundo.

O Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de unidades da vacina do Butantan para a dengue. Em janeiro, o governo federal implementou um projeto piloto com esse imunizante em Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), vacinando pessoas entre 15 e 59 anos. O objetivo é analisar o impacto da vacina na transmissão da doença e coletar dados para o planejamento da imunização em escala nacional.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados