Mundo
Lula e Trump têm diálogo positivo sobre comércio, diz representante dos EUA
O Representante Comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, indicou nesta quarta-feira, dia 10, que as negociações comerciais com o Brasil deram passos adiante durante uma sessão de perguntas em evento do Atlantic Council.
De acordo com ele, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Donald Trump, dos EUA, mantiveram recentemente diálogos produtivos sobre comércio, destacando a inclusão do Brasil nas isenções de tarifas para produtos como cacau e café.
Greer ressaltou que, embora alguns obstáculos ainda persistam, existem medidas que o Brasil pode adotar para obter mais benefícios tarifários.
Ele mencionou que o Brasil é um parceiro valioso, porém também um competidor, especialmente no setor agrícola. O representante enfatizou as barreiras tarifárias e não tarifárias que impactam produtos americanos e acrescentou que o presidente Trump está atento a outras questões relacionadas à política externa.
Entre as preocupações citadas, Greer mencionou o uso de legislações como instrumentos contra empresas de tecnologia americanas, investigações sigilosas contra companhias e cidadãos dos EUA, além da detenção arbitrária de americanos, embora não tenha apresentado evidências para tais afirmações.
Greer destacou a importância da segurança nacional para os EUA e afirmou que uma relação econômica mais forte com o Brasil é fundamental para avançar em concessões comerciais.
Sobre a China, ele descartou temores relacionados ao acordo comercial de Pequim, indicando que as autoridades americanas estão avaliando os interesses chineses nos EUA e quais produtos podem ser negociados sem afetar a segurança nacional.
O representante comercial ainda observou um melhor balanço no comércio de bens de consumo e produtos de baixa tecnologia, defendendo a coerência das novas políticas implementadas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login