Brasil
Lula encontra líderes mundiais nos EUA para discutir Palestina

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros chefes de governo se reúnem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nesta segunda-feira (22), para debater a situação da Palestina.
A Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação de um Estado Duplo começa às 15h no horário local (16h em Brasília).
O presidente Lula viajou neste domingo (21) para os Estados Unidos para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além de outros ministros e especialistas da delegação.
Desde 1955, o Brasil é o primeiro país a discursar na abertura do debate geral. Lula discursará na terça-feira (23) pela manhã, após o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da 80ª Assembleia Geral, Annalena Baerbock.
Na quarta-feira (24), o presidente participará do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, junto com líderes de cerca de 30 nações. Além do Brasil, o evento é liderado pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez.
Este encontro busca fortalecer uma diplomacia ativa que promova a colaboração internacional para combater a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social. A primeira edição do evento foi realizada no Chile, em julho, com a divulgação de uma declaração conjunta.
No mesmo dia (24), Lula também copresidirá um evento focado na crise climática, ao lado do secretário-geral da ONU. Este evento incluirá a apresentação de novas metas nacionais de redução de emissões determinadas por cada país.
O presidente também participará de uma iniciativa brasileira para ampliar o apoio à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado em Belém, com o objetivo de financiar a conservação das florestas.
Além disso, ele estará presente na reunião promovida pelo Centro Global de Adaptação, que tratará de estratégias para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login