Destaque
Lula encontra Zelensky e afirma que solução para guerra não é militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (24), em Nova York (EUA), com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky.
Conforme comunicado oficial da Presidência, o encontro foi solicitado pelo líder ucraniano e aconteceu durante a Assembleia Geral da ONU.
Lula destacou que o conflito entre Ucrânia e Rússia, que já dura mais de três anos, não pode ser resolvido por meio de ações militares.
O mandatário brasileiro ressaltou a importância do diálogo entre as partes envolvidas e pediu um maior comprometimento da ONU para alcançar uma solução negociada que considere as preocupações de segurança de ambos os lados.
Para Lula, o primeiro passo para a negociação deve ser a criação de regras claras para um cessar-fogo.
Zelensky expressou sua gratidão pelos esforços de Lula na busca pela paz, especialmente na iniciativa do Grupo de Amigos da Paz, liderado pelo Brasil e pela China.
Segundo o líder ucraniano, é positivo que o Brasil demonstre apoio prioritário ao cessar-fogo e à paz para o povo ucraniano.
Ambos líderes concordaram em manter futuras conversas sobre comércio e economia.
“O presidente Lula me assegurou que fará todo o possível para aproximar a paz da Ucrânia. Sou grato pela clareza de sua posição”, afirmou Zelensky.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login