Notícias Recentes
Lula entrega 1.276 casas do Minha Casa Minha Vida no RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta terça-feira (20), 1.276 unidades residenciais do programa Minha Casa Minha Vida em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O projeto Junção recebeu investimento de R$ 123,6 milhões, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e com apoio do governo estadual.
Segundo Lula, construir casas pelo Minha Casa Minha Vida é mais do que entregar moradias, é um ato de respeito e dignidade conforme a Constituição. Ele ressaltou que as habitações foram feitas em áreas com infraestrutura adequada, incluindo transporte público, saúde e educação. O governo pretende contratar 3 milhões de residências até o final de 2026 no país.
O conjunto habitacional Junção é dividido em seis partes: Loteamento Cootrahab I e II, Residencial Cooparroio, Residencial Cooperlar, Residencial Coopernova e Residencial Uniperffil. Essas novas moradias beneficiarão 5.104 pessoas e fazem parte da modalidade Entidades do Minha Casa Minha Vida, destinada a famílias com renda mensal de até R$ 2.850.
Essa modalidade possibilita que os próprios beneficiários se envolvam ativamente na organização e execução dos projetos, em cooperação com cooperativas e entidades sem fins lucrativos. Lula destacou o bom desempenho dessas entidades, que em alguns casos oferecem recursos como elevador e varanda com churrasqueira.
“No início, muitos duvidavam da capacidade das entidades para administrar as casas, mas hoje vemos que elas não apenas aprendem a construir, como entregam empreendimentos maiores e melhores do que empresas especializadas”, afirmou Lula.
Essas organizações também fazem trabalho social junto às famílias, promovendo a convivência comunitária e cuidando dos espaços após a entrega. No projeto Junção em Rio Grande, cinco cooperativas e entidades foram responsáveis pela organização e execução dos empreendimentos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login