Brasil
Lula entrega 599 títulos de terra em área antiga de palafitas no PE

Ao microfone, Clodoaldo José da Silva, 45 anos, morador do bairro de Brasília Teimosa, Recife (PE), recordava os momentos difíceis do passado. Ele relembrou a época em que sua família de pescadores enfrentava noites sem dormir nas palafitas, afetadas pelos ventos fortes e pelo avanço da maré.
Nesta quinta-feira (14), Clodoaldo esteve presente no evento promovido pelo governo federal para a entrega de títulos de posse fundiária a moradores da comunidade de Brasília Teimosa.
Sua família foi uma das 599 contempladas com o documento nessa etapa inicial da entrega. Ao encerrar seu breve discurso, cantou com os vizinhos: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira.”
“Somos uma comunidade que resiste. Estamos recuperando nossas histórias, das gerações anteriores”, destacou o morador, que mencionou a persistência dos moradores em reconstruir as palafitas mesmo após confrontos com a polícia.
Silva se emocionou na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos uma história longa. Vivíamos sem direitos. Essa terra foi conquistada com muita luta, e sempre tivemos medo da especulação imobiliária.”
Reconhecimento dos verdadeiros donos
O presidente Lula recordou em seu discurso que, em 2003, havia intensa pressão para que as palafitas fossem derrubadas para construir edifícios à beira-mar.
“Muitos achavam que vocês deveriam ser removidos, que as palafitas deveriam ser destruídas e que vocês deveriam ir embora… Mas os legítimos proprietários desta terra são vocês.”
Lula visitou Brasília Teimosa com ministros no começo de seu primeiro mandato, em 2003, para mostrar a realidade local aos membros do governo.
O presidente comprometeu-se a entregar, até janeiro do próximo ano, todos os 6,7 mil lotes regularizados. Ele lamentou a morosidade causada pela burocracia que atrasa a regularização das terras para famílias de baixa renda.
Processo de regularização fundiária
Lula ressaltou que muitas pessoas faleceram sem receber o título de posse que tanto esperavam.
“Voltarei em janeiro para entregar todos os títulos. Contem com minha palavra. Preparem a celebração.”
De acordo com o governo, a regularização fundiária em Brasília Teimosa ocorre em três etapas. Serão regularizados, no total, 6.759 lotes, sendo 1.006 nesta primeira fase e 5.753 nas seguintes.
Além da regularização, está prevista a urbanização das áreas ocupadas por famílias de baixa renda através do programa Periferia Viva.
O presidente pediu que os moradores levem os documentos necessários aos cartórios para concluir o processo de regularização.
“O título dará segurança. Ele comprova que vocês são os proprietários e que ninguém poderá contestar isso”, explicou Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login