Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula escolhe aliados para vagas no TSE e STJ

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez as indicações para as posições abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, foi nomeada para ocupar uma das vagas no STJ.

No TSE, Lula confirmou a recondução do ministro Floriano de Azevedo Marques e escolheu a advogada Estela Aranha, que atuou como secretária no Ministério da Justiça.

A vaga no STJ estava disponível desde o ano anterior. Em outubro, o presidente recebeu duas listas tríplices. Em maio, indicou o desembargador Carlos Brandão para uma das vagas, deixando a outra vaga ainda por preencher.

Marluce Caldas era a principal candidata, apesar de algumas dificuldades políticas em Alagoas. Ela é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, embora possa mudar de partido para apoiar o PT nas eleições de 2026.

As indicações para o STJ aguardam aprovação pelo Senado.

Para o TSE, duas listas tríplices foram definidas no final de maio. A atual presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, garantiu que uma das listas incluísse exclusivamente mulheres.

Na outra lista, permanecem os ministros da classe de juristas, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, cujos mandatos se encerraram, além do ex-advogado-geral da União, José Levi do Amaral.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados