Conecte Conosco

Economia

Lula escolhe ex-assistente de Dino e aliado de Moraes para cargos no TSE

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu suas indicações para as vagas disponíveis no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, foi escolhida para o STJ.

Para o TSE, Lula anunciou a recondução do ministro Floriano de Azevedo Marques e nomeou a advogada Estela Aranha, que já atuou como secretária no Ministério da Justiça.

A vaga no STJ estava aberta desde o ano passado. Em outubro, Lula recebeu duas listas tríplices e, em maio, nomeou o desembargador Carlos Brandão para uma dessas vagas, deixando a segunda vaga ainda sem nomeação.

Marluce Caldas sempre foi vista como forte candidata, apesar das complexidades políticas em seu estado. Ela é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, do PL, o mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, há possibilidade dela deixar o partido para apoiar o PT nas eleições de 2026.

As indicações para o STJ necessitam de aprovação pelo Senado Federal.

No que diz respeito ao TSE, foram organizadas duas listas tríplices no fim de maio. A atual presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, intermediou a formação de uma das listas composta exclusivamente por mulheres.

Na outra lista, ficaram os ministros da classe dos juristas, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, cujos mandatos chegaram ao fim, e também o ex-advogado-geral da União José Levi do Amaral.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados