Brasil
Lula espera encontro com Trump para resolver tarifas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou na madrugada deste sábado (25) que deseja se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ambos estão na Malásia para participar da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). “Espero que aconteça. Estou aqui disponível para que possamos buscar uma solução.”
As palavras foram ditas durante coletiva de imprensa em frente ao hotel onde a comitiva brasileira está hospedada em Kuala Lumpur.
Lula afirmou ainda: “Vamos discutir os problemas abertamente e tentar encontrar uma resolução. Pode ter certeza de que uma solução será encontrada.”
Ele negou que tenham sido estabelecidas condições para a negociação bilateral a respeito do aumento de 50% nas tarifas de importação dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, que começou em agosto. “Estou otimista para que consigamos um acordo. Não há exigências nem da parte dele nem da minha até o momento.”
Já Donald Trump, durante voo no Air Force One rumo à Malásia, mencionou pela primeira vez que poderia considerar diminuir as tarifas sobre exportações brasileiras para os EUA. “Sim, sob as condições adequadas, certamente.” Ele também confirmou um encontro com Lula previsto para o domingo (26), afirmando: “Acredito que nos encontraremos novamente, provavelmente nas Nações Unidas.”
O encontro esperado entre os dois presidentes deve acontecer na capital malaia, Kuala Lumpur, no domingo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login