Conecte Conosco

Brasil

Lula espera que Senado aprove indicação de Messias para STF em 2026

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (18) sua expectativa de que o Senado Federal analise e vote a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2026, após o término do recesso parlamentar.

No começo do mês, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário que previa a sabatina de Messias ainda em dezembro, alegando que não recebeu a Mensagem Presidencial oficializando a indicação.

“Vou enviar toda a documentação do Jorge Messias. Sei que a votação não ocorrerá ainda este ano, teremos que aguardar o retorno do Congresso Nacional. O Poder Judiciário entrará em recesso, o Congresso também, mas eu seguirei trabalhando. Assim, quero garantir que quando o recesso acabar, o nome do Messias já estará na pauta para votação”, declarou o presidente em coletiva no Palácio do Planalto.

O presidente destacou que não há problemas pessoais com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e ressaltou a boa relação e diálogo com a liderança do Congresso. Segundo Lula, o senador teve direito de propor a indicação do senador Rodrigo Pacheco para a vaga, mas que ele ainda mantém seu apoio ao nome de Messias.

De acordo com Lula, a aposentadoria antecipada do ex-ministro Luís Roberto Barroso gerou uma mudança inesperada na disputa pela vaga, causando algumas confusões na expectativa de escolha.

“O Barroso pediu aposentadoria antes do previsto, o que modificou a situação. Pacheco mudou seus planos e Alcolumbre tinha o direito de propor o nome dele, mas eu sigo firme na indicação do Messias,” explicou.

O presidente também elogiou as qualidades de Messias, definindo-o como uma pessoa altamente capacitada e que representa um motivo de orgulho para o país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados