Conecte Conosco

Economia

Lula estuda enviar “pacote” de indicados ao BC, com Galípolo na presidência, dizem fontes

Publicado

em

Projeto de independência do BC aprovado em 2021 determina cronograma de mandatos do presidente e diretores da autarquia

O governo federal estuda encaminhar nas próximas semanas um “pacote” de nomeações para o Banco Central (BC), o que deve incluir o nome de Gabriel Galípolo para o cargo de presidente da autoridade monetária, segundo fontes ouvidas pela CNN.

A nomeação de Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC e ex-número dois de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, é constantemente apontada por analistas como um dos mais prováveis para substituir o atual presidente, Roberto Campos Neto.

O projeto de independência do BC aprovado em 2021 determinou um cronograma de mandatos do presidente e diretores da autarquia. Ao fim deste ano, encerram o mandato de Campos Neto e de outros dois diretores.

A cúpula do BC é formada pelo presidente e oito diretores.

As indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda precisam passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O atual governo já indicou quatro nomes para a cúpula do BC. A partir de 2025, os nomeados por Lula — incluindo o novo presidente — serão maioria na composição do colegiado.

Na manhã desta quinta-eira (15), Lula afirmou que deve nomear “agora” o novo presidente para que sejam cumpridos todos os ritos do processo.

Também nesta semana, o Haddad falou que a indicação do novo presidente do BC entrou no radar de Lula. Segundo o ministro, o petista deve procurar Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, para tratar da sabatina.

” Ele quer garantir que o seu nome indicado possa ser sabatinado nesses esforços concentrados que são feitos [antes das eleições municipais]”, afirmou Haddad.

CNN

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados