Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula evita comentar uso de tornozeleira por Bolsonaro

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a decisão que impôs o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro é uma questão que pertence exclusivamente à Justiça, e que ele não pretende opinar sobre o assunto.

— Isso é uma questão da Justiça. Eu não vou emitir opinião sobre decisões judiciais. O processo está em andamento, ele pode ser absolvido ou condenado. Isso cabe à Justiça decidir. Eu não me envolvo nisso — afirmou Lula ao responder perguntas de jornalistas em Santiago, antes de retornar a Brasília nesta segunda-feira.

Na última sexta-feira, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal e passou a usar tornozeleira eletrônica por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-presidente está proibido de manter contato com embaixadores e diplomatas estrangeiros, de se aproximar de embaixadas e de usar redes sociais. Também está impedido de falar com Eduardo Bolsonaro.

Essa é a primeira vez que Lula comenta publicamente as medidas adotadas contra Bolsonaro. A orientação do Palácio do Planalto é que o governo e o presidente não se manifestem sobre o tema.

Auxiliares próximos ao presidente avaliam que o governo não deve interferir na operação da Polícia Federal, pois se trata de uma questão judicial.

Lula esteve no Chile para participar de uma reunião de alto nível voltada à defesa da democracia. Esse foi o segundo encontro de uma iniciativa conjunta entre Brasil e Espanha lançada no ano anterior contra os extremismos. Além de Lula, participaram o anfitrião Gabriel Boric, o primeiro-ministro da Espanha Pedro Sanchez, e os presidentes da Colômbia Gustavo Petro e do Uruguai Yamandú Orsi.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados