Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula fala ao país e assiste filme Malês no Cine Alvorada

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma declaração oficial neste sábado (6) em rede nacional de rádio e televisão, em comemoração ao 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A mensagem pré-gravada, com duração de 5 minutos e 25 segundos, será exibida às 20h30. Antes, às 18h, Lula irá assistir ao filme Malês, durante uma sessão especial no Cine Alvorada. O lançamento nacional do longa, dirigido por Antônio Pitanga, está previsto para o dia 2 de outubro.

O filme narra a história de uma das mais importantes revoltas organizadas por africanos e seus descendentes escravizados no Brasil, ocorrida em 1835. A pré-estreia em Brasília será no domingo (7), no Cine Nave, seguida de um debate com a atriz Samira Carvalho.

Malês já foi exibido em festivais de cinema dentro e fora do país. Em janeiro deste ano, o longa foi apresentado na Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. Na época, Antônio Pitanga comentou à Agência Brasil seu desejo de que o filme ultrapasse o circuito comercial.

“Meu objetivo era trazer à tona essa história pouco contada pela escola, humanizando-a para conectar com o século 21. Agora, espero que o filme chegue às escolas, universidades e comunidades quilombolas, o que já está começando a acontecer”, afirmou o diretor.

Ele acrescentou: “O filme não deve ficar apenas nas salas frequentadas por uma elite, mas alcançar também as favelas e os quilombos”.

Os malês, nome dado aos muçulmanos negros, dominavam a escrita em árabe e eram bastante instruídos. Embora liderassem a revolta, buscaram o apoio de outros grupos escravizados. A rebelião foi cuidadosamente planejada para 25 de janeiro, data que marca o fim do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos.

O confronto durou mais de três horas. Mais de 70 africanos perderam a vida, e muitos outros receberam punições severas, como execução, prisão, açoites ou deportação. Este episódio é minuciosamente detalhado no livro “Rebelião Escrava no Brasil”, de 1986, do historiador João José dos Reis, que serviu de base para o filme.

Conforme Pitanga, o filme não retrata esta história de forma fria; ele investe na representação dos personagens com suas emoções, como sonhos, tristezas e amores, enfatizando que eles não foram apenas vítimas passivas, mas mentes pensantes.

O elenco inclui os filhos do diretor, os atores Rocco Pitanga e Camila Pitanga.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados