Mundo
Lula fala com Putin sobre crise na Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã de quarta-feira, 14. A confirmação veio tanto do Kremlin quanto do Palácio do Planalto.
De acordo com o Kremlin, a ligação foi iniciada pelo lado brasileiro. O Palácio do Planalto planeja divulgar uma nota detalhando o conteúdo do telefonema ainda nesta quarta. Já o governo russo indicou que o principal tema da conversa foi a crise enfrentada pela Venezuela, além da defesa da soberania do país sul-americano.
“Os líderes Lula e Putin discutiram questões internacionais atuais, com destaque para a situação na Venezuela. Ambos ressaltaram a importância de garantir a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana”, declarou o Kremlin.
Além disso, foi informado que os dois presidentes concordaram em continuar colaborando, inclusive em fóruns como a ONU e o Brics, para diminuir as tensões na América Latina e outras partes do mundo.
Essa chamada com o presidente Putin é uma das várias que o presidente Lula teve nos últimos dias focadas na situação da Venezuela. Recentemente, ele também conversou com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Além disso, o presidente Lula teve contato telefônico com a presidente em exercício da Venezuela, Delcy González. Esta conversa ocorreu no mesmo dia da informação sobre a captura de Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, com o intuito de confirmar as notícias iniciais recebidas pelo governo brasileiro acerca de um ataque dos Estados Unidos à Venezuela.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login