Conecte Conosco

Brasil

Lula fala com Trump e sugere mudanças no Conselho da Paz

Publicado

em

O presidente Lula conversou por telefone na manhã desta segunda-feira (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, Lula propôs que Trump considere incluir um representante da Palestina no Conselho da Paz, órgão criado, idealizado e presidido pelo estadunidense. Além disso, sugeriu que o Conselho da Paz se concentre apenas nas questões relacionadas à Faixa de Gaza.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota com o teor da conversa entre os dois líderes. Conforme o Planalto, Lula também enfatizou a necessidade de uma reforma ampla na Organização das Nações Unidas (ONU), com a ampliação do número de membros permanentes no Conselho de Segurança.

Na ligação, ambos os presidentes discutiram ainda a situação na Venezuela, com Lula ressaltando a importância de preservar a paz no continente.

O presidente brasileiro voltou a sugerir o fortalecimento da colaboração entre os países para o combate ao crime organizado. Conforme o Planalto, Lula expressou interesse em ampliar a cooperação na repressão à lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de bens de grupos criminosos e intercâmbio de informações financeiras. A proposta foi bem recebida por Trump.

Sobre a economia, ambos destacaram a aproximação das relações bilaterais e o impacto positivo para a região. Trump afirmou que o crescimento econômico dos Estados Unidos e do Brasil beneficia toda a região. Os dois presidentes saudaram o bom entendimento construído nos últimos meses, que levou à redução significativa de tarifas sobre produtos brasileiros.

Os líderes se encontraram pessoalmente pela primeira vez na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, em setembro, onde Trump comentou ter sentido uma “química excelente” com Lula. Eles tiveram nova interação em outubro, durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia, onde mantiveram um encontro avaliado como “muito positivo” pelo chanceler brasileiro Mauro Vieira. Pouco depois desse encontro, os Estados Unidos retiraram a sobretaxa de 40% sobre diversos produtos brasileiros.

Na conversa de 50 minutos, ficou acertado que Lula fará uma visita aos Estados Unidos, embora ainda sem data definida, que deverá ocorrer após as viagens que fará à Índia e à Coreia do Sul, previstas para fevereiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados