Conecte Conosco

Brasil

Lula fala sobre caso Master e apoia PEC da Segurança Pública

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (15) que a política de segurança pública do seu governo está em um momento positivo, destacando as recentes iniciativas no combate ao crime organizado, como as investigações relacionadas ao Banco Master e à Operação Carbono Oculto, que investiga fraudes fiscais e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.

“Nunca estivemos tão próximos e tivemos tantas oportunidades para enfrentar a corrupção e o crime organizado neste país como agora. No momento histórico atual do Brasil, após a Operação Carbono Oculto, a maior já realizada pela Polícia Federal em colaboração com a Polícia de São Paulo e a Receita Federal, e depois da Refit, que bloqueou cinco navios com 250 milhões de litros de gasolina contrabandeada, assim como as medidas em relação ao Banco Central e ao Banco Master”, destacou o presidente durante a cerimônia de posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva, realizada no Palácio do Planalto, com presença de auxiliares e do ex-ministro Ricardo Lewandowski.

Lula afirmou que confia no progresso da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, que estabelecerá a atuação da União no setor. “A Constituição de 1988 delegou a responsabilidade aos estados, e precisamos definir claramente onde a União pode atuar – não apenas na transferência de recursos, mas também definindo o papel da Polícia Federal, da Guarda Nacional, da Polícia Rodoviária Federal e as funções de cada um desses órgãos”, explicou.

Ele ressaltou a necessidade de integração entre diferentes órgãos do Estado, frisando que o combate ao crime vai além da repressão violenta. “Não se trata apenas de prender pessoas em favelas, mas de atingir os responsáveis pelo crime estrutural, descobrir quem realmente lucra, sonega impostos e contribui para o empobrecimento do país”, completou o presidente.

Após ser empossado, o ministro Wellington Lima e Silva manifestou otimismo quanto à aprovação da PEC pelo Congresso, mesmo frente à ausência de uma base ampla de apoio governamental. “Tenho plena confiança na responsabilidade dos membros do Congresso. Toda proposta legislativa que o Executivo apresenta será avaliada por ambas as Casas, e o governo deverá empenhar esforços máximos para que o resultado final seja compatível com os objetivos da política pública e atenda aos interesses da sociedade”, afirmou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados