Notícias Recentes
Lula fala sobre conversa com filho após menção na CPI do INSS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta quinta-feira que conversou com seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, apelidado de Lulinha, logo após seu nome ser citado na CPI do INSS no Congresso Nacional.
— Quando o nome do meu filho apareceu, chamei ele aqui e, como faço com todos, olhei nos olhos dele e disse: apenas você conhece a verdade. Caso haja algo, terá de arcar com as consequências. Se nada houver, deve se defender, pois essa é minha forma de lidar com as situações, com muita seriedade — declarou o presidente Lula em entrevista ao Uol.
Em dezembro, o líder da CPI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), declarou que o grupo desejava ouvir Lulinha para esclarecer um depoimento de uma testemunha relacionado a um suposto lobby feito para beneficiar o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, também conhecido como Careca do INSS. Porém, o pedido de convocação foi recusado.
Até então, a comissão não havia encontrado provas que validassem a denúncia e seguia em busca de mais informações para aprofundar a investigação.
Segundo o senador, uma testemunha teria denunciado que Lulinha recebeu R$ 25 milhões para auxiliar em licitações de venda de canabidiol ao Ministério da Saúde. Este relato foi apresentado à Polícia Federal por Edson Claro, ex-funcionário do Careca do INSS, conforme adiantado pelo portal Poder 360. A defesa do empresário negou conhecimento dos fatos.
O Ministério da Saúde publicou nota informando que as reuniões realizadas com a empresa do Careca estavam registradas em sistema público de agendas e não tiveram prosseguimento. “Não há oferta desse produto no SUS e nenhuma compra foi realizada pelo Ministério da Saúde”, destacou. Até o momento, Lulinha não se pronunciou sobre o assunto.
Há registros de entrada do Careca no Ministério da Saúde em 2024 e 2025 atuando como CEO da World Cannabis, empresa interessada em contratos na área de canabidiol. Em janeiro deste ano, o empresário teve encontro agendado com o então secretário-executivo Swedenberger do Nascimento Barbosa, ligado ao PT, que hoje trabalha no gabinete pessoal do Presidente da República.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login