Conecte Conosco

Economia

Lula finaliza plano aos setores afetados por tarifaço de Trump

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, vão discutir nesta segunda-feira (11) os últimos detalhes do plano de ação para apoiar os setores econômicos prejudicados pelas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros exportados para aquele país. Alckmin lidera o diálogo com as autoridades americanas e também com os setores produtivos do Brasil. Os líderes têm uma reunião agendada para a tarde de hoje.

O plano, que deve ser anunciado até terça-feira (12), inclui medidas como concessão de crédito para as empresas mais impactadas e aumento das compras feitas pelo governo. A prioridade é atender os pequenos produtores que não possuem outras opções além da exportação para os Estados Unidos. Será criado um critério para avaliar o impacto das tarifas em cada setor econômico, baseado no volume de exportações para o mercado americano.

Desde o dia 6, está em vigor uma tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os EUA, medida assinada em 30 de julho pelo presidente norte-americano Donald Trump. Essa tarifa incide sobre 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado dos EUA, o que corresponde a 4% das exportações do Brasil.

Além do apoio aos exportadores, o governo trabalha para ampliar os setores que permanecem isentos da nova tarifa. Cerca de 700 produtos brasileiros não foram afetados e continuam sujeitos a uma tarifa de 10%. Entre esses produtos estão o suco e a polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo motores, peças e componentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados