Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula fortalece grupo de Calheiros e facilita caminho para Lira no Senado

Publicado

em

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizem que o acordo para indicar Maria Marluce Caldas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi feito com um cálculo político que beneficia grupos rivais em Alagoas, ligados ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP) e ao senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A ideia central é que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC e sobrinho de Marluce, permaneça no cargo até o fim do mandato e não participe das eleições do próximo ano, o que poderia favorecer os planos dos adversários.

Espera-se que o nome da indicada para o STJ seja anunciado oficialmente ainda hoje no Diário Oficial da União, passando posteriormente por votação no Senado.

A decisão acontece em meio a uma disputa política entre os grupos de Lira e Renan. Com a aproximação do prefeito com o governo federal, o MDB tentou convencê-lo a concorrer ao Senado numa chapa que incluiria também o ministro dos Transportes, Renan Filho, candidato ao governo, e seu pai, o senador Renan Calheiros, buscando a reeleição.

Existem duas vagas para o Senado em disputa, porém essa configuração complicaria os planos de Lira, que deseja concorrer como senador tendo JHC como candidato ao governo.

O MDB acredita que, depois da nomeação de sua tia para o STJ, JHC sairá do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e se juntará à base do governo Lula. Há negociações para que ele retorne ao PSB, partido que deixou em 2022 para ingressar no PL, tornando-se um dos principais apoiadores de Bolsonaro no Nordeste.

O grupo de Renan espera que o prefeito não entre na disputa eleitoral e apoie a chapa do MDB contra o grupo de Lira. JHC não comentou sobre o assunto.

A mãe de JHC, a senadora Eudócia Caldas (PL-AL), assumiu o cargo na Casa Legislativa depois que Rodrigo Cunha (Podemos) foi eleito vice-prefeito de Maceió na chapa de seu filho. Mesmo no PL, Eudócia evita se posicionar como oposição ao presidente Lula.

Inicialmente, havia uma proposta para que JHC se filiasse ao PSD, mas divergências com lideranças do partido local impediram o acordo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados