Notícias Recentes
Lula: Hora de reforçar o compromisso com a democracia e soberania
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 2, durante a cerimônia de abertura do ano judiciário, que é fundamental reafirmar o compromisso das instituições brasileiras com a democracia e a soberania nacional. O evento, realizado no Supremo Tribunal Federal (STF), destacou o papel do Judiciário como protetor da Constituição e do Estado de Direito nos últimos anos.
Lula destacou a importância do momento, dizendo que vai além de um simples marco no calendário e representa a necessidade de fortalecer a união entre as instituições do país em defesa da Constituição, da democracia e da soberania.
O presidente também refletiu sobre sua participação na abertura do ano judiciário em 2023, mencionando os impactos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Segundo ele, naquela época, o Brasil estava profundamente afetado por um ataque que tentou frustrar a vontade popular e quebrar a ordem constitucional.
Lula reforçou que, apesar das dificuldades, as instituições cumpriram seu dever e mostraram sua força diante de ameaças golpistas, sem citar diretamente os envolvidos na tentativa de subversão.
Ele afirmou estar otimista e confiante nas instituições republicanas, ressaltando que o país provou ser maior do que qualquer tentativa de golpe.
A cerimônia contou com a presença dos presidentes dos três poderes, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Todos os ministros do Supremo estavam presentes, exceto Luiz Fux, que se recupera de pneumonia.
É incomum que o presidente da República faça seu discurso na abertura do ano judiciário, tradicionalmente reservado ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao procurador-geral da República e ao presidente do Supremo. A participação de Lula este ano reforça a importância do momento, especialmente diante dos recentes desafios e debates internos no STF.
O presidente Lula participou do evento logo após um período de recuperação de uma cirurgia de catarata, mostrando seu compromisso em retomar as atividades e reforçar o apoio às instituições do país em um período delicado para o Supremo Tribunal Federal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login