Economia
Lula lança novas regras para TV 3.0 com melhor imagem e interatividade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, o decreto que estabelece as normas para a TV 3.0, a próxima geração da televisão aberta e gratuita no Brasil, que transformará a maneira como o público assiste aos programas.
Esse sistema inovador oferece mais interação, som de alta qualidade, imagens superiores e maior conexão com a internet.
Conforme divulgado pelo Palácio do Planalto, a fase de preparação deve ser concluída em 2025, com as primeiras transmissões nas grandes capitais previstas para o primeiro semestre de 2026. A expansão para cobrir todo o país pode levar até 15 anos.
“A assinatura do decreto é fruto de anos de estudos, pesquisas, discussões e debates conduzidos pelo Ministério das Comunicações (MCom), com a participação de empresas do setor, acadêmicos e especialistas. Com a regulamentação, as emissoras brasileiras poderão iniciar a implantação do novo sistema”, afirmou o Palácio do Planalto em comunicado.
Sistema técnico
O decreto define o padrão técnico que será adotado, utilizando o sistema ATSC 3.0, conforme a indicação do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD).
O fórum, criado para fornecer suporte técnico ao governo na implantação da TV digital, reúne representantes da radiodifusão, universidades, centros de pesquisa e fabricantes de equipamentos.
O ATSC 3.0 representa um dos sistemas de transmissão digital mais avançados globalmente, englobando aspectos como camada física, transporte, áudio, vídeo, legendas, interatividade, alertas de emergência, segurança e transmissão de dados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ficará responsável pelo planejamento das frequências para garantir a transição.
A TV 3.0 permitirá que os canais transmitam, além do conteúdo ao vivo em sinal aberto, programas sob demanda, como séries e jogos.
Além disso, a tecnologia suportará aparelhos com qualidade de imagem até 8K, oferecendo maior definição e contraste.
O acesso à TV 3.0 não exige conexão com a internet, que estará disponível para fornecer mais opções e permitir interação com os conteúdos exibidos pela TV aberta.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login