Notícias Recentes
Lula lidera todas as projeções para presidente em 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na frente em todas as previsões feitas pela pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira, 21, para o primeiro turno das eleições de 2026. Comparando com a última pesquisa de dezembro, houve mudanças maiores no cenário onde a disputa ocorre entre o atual presidente e o senador Flávio Bolsonaro (PL), sem a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lula aparece com 48,8% das intenções de votos, um aumento de 0,7 ponto percentual em relação aos 48,1% registrados em dezembro. Já Flávio Bolsonaro cresceu 5,7 pontos, alcançando 35%, contra 29,3% na pesquisa anterior.
Em um cenário sem a candidatura de Flávio Bolsonaro, Lula teria 48,5% das intenções de voto, e Tarcísio de Freitas, 28,4%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ficaria em terceiro lugar, com 5%.
Na comparação com dezembro, as oscilações nesse cenário foram menores: Lula teve queda de 0,3 ponto, e Tarcísio ganhou 0,1 ponto percentual.
A pesquisa também avalia a disputa entre Lula e a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL). Neste caso, o presidente teria 48,2% dos votos, contra 30,9% de Michelle, e Caiado registraria 11,3%.
Considerando uma corrida eleitoral sem Michelle Bolsonaro, Tarcísio ou Flávio, Lula abriria ampla vantagem, atingindo 48,8% das intenções. Em segundo lugar ficaria Ronaldo Caiado, com 15,2%; em seguida, Romeu Zema (Novo) com 11,4%, e Ratinho Júnior (PSD) com 9,4%.
Foi analisado também um cenário sem Lula, considerando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como candidato. Em disputas contra Flávio Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas, Haddad conseguiria passagem para o segundo turno. Contra Flávio, obteria 41,5% das intenções, com Flávio em seguida com 35,4%, e Caiado em terceiro, com 5,2%. Em disputa com Tarcísio, teria 42% das intenções, contra 28,9% do governador paulista, com Caiado atrás, com 5%.
Também foram projetados cenários reflitando as eleições de 2022 e um panorama ampliado com todos os pré-candidatos conhecidos até agora. Nos dois, Lula lidera com números próximos a 48%, seguido por Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e outras figuras políticas.
Na simulação da eleição de 2022, 46,4% declararam intenção de votar em Lula, enquanto 43,4% optaram por Bolsonaro. Outros candidatos, como Ciro Gomes (PSDB) e Simone Tebet (MDB), possuem percentuais bem menores. Em relação a dezembro, as variações foram pequenas para ambos os líderes.
A pesquisa foi realizada com 5.418 participantes de forma virtual, entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02804/2026.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login