Economia
Lula não estará na assinatura do acordo Mercosul-UE no Paraguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia de assinatura do pacto comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que ocorrerá no sábado (17), no Paraguai, conforme informado por uma fonte oficial à AFP.
Desde seu retorno ao governo em 2023, Lula tem sido um importante defensor deste acordo, que estabelecerá uma das maiores áreas de livre comércio globais e abrirá mercados especialmente vantajosos para o setor agropecuário brasileiro.
Entretanto, Lula não estará presente à assinatura, pois a fonte da Presidência explicou que o evento foi planejado inicialmente para nível ministerial, e que o Paraguai enviou convites aos presidentes dos países membros de forma tardia.
Na cerimônia, estarão presentes o anfitrião, presidente Santiago Peña, e o uruguaio Yamandú Orsi, com a expectativa da presença do argentino Javier Milei.
Lula receberá na sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assim como o presidente do Conselho Europeu, António Costa, antes de viajar para Assunção.
O presidente teve um papel essencial para o progresso do tratado Mercosul-União Europeia, porém não conseguiu que fosse assinado em dezembro, durante a presidência rotativa do bloco sul-americano pelo Brasil, em Foz do Iguaçu.
“Foi ele que conduziu todo o trabalho. Sua liderança e persistência foram decisivas para um acordo que está em desenvolvimento há 25 anos, mas que nunca havia sido concretizado,” afirmou na quinta-feira (15) seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, em entrevista a uma emissora local.
O Mercosul e a União Europeia juntos somam 30% do PIB mundial e englobam mais de 700 milhões de consumidores. Contudo, a assinatura prevista enfrenta resistência de agricultores e pecuaristas europeus, que realizam protestos contra o acordo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login