Notícias Recentes
Lula não irá assinar acordo UE-Mercosul no Paraguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estará presente na assinatura do tratado comercial entre o Mercosul e a União Europeia, marcada para sábado (17), no Paraguai, conforme informado por uma fonte oficial à AFP.
Desde que retornou ao cargo em 2023, Lula tem sido um grande incentivador desse acordo, que vai criar uma das maiores áreas de livre comércio do planeta, abrindo importantes oportunidades para o setor agrícola brasileiro.
No entanto, Lula não comparecerá à cerimônia, segundo a fonte presidencial, que explicou que o evento originalmente seria restrito aos ministros, e o Paraguai enviou convites de última hora aos presidentes dos países membros.
Estarão presentes na assinatura o presidente anfitrião, Santiago Peña, e o uruguaio Yamandú Orsi, bem como o argentino Javier Milei.
Na sexta-feira (16), Lula receberá no Rio de Janeiro a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além do presidente do Conselho Europeu, António Costa, antes de seguir para Assunção.
Lula foi fundamental para o avanço do acordo Mercosul-UE, embora não tenha conseguido a assinatura em dezembro, na reunião em Foz do Iguaçu, durante a presidência rotativa do Brasil no bloco sul-americano.
De acordo com seu vice, Geraldo Alckmin, em entrevista recente, o esforço e a liderança de Lula foram decisivos para alcançar um tratado que vem sendo trabalhado há 25 anos sem êxito.
O Mercosul e a União Europeia juntos representam cerca de 30% do PIB global e abrangem mais de 700 milhões de consumidores. Mesmo assim, a assinatura enfrenta resistência por parte de produtores rurais europeus, que se organizam em protestos contra o pacto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login