Notícias Recentes
Lula pede a João Paulo Cunha para largar advocacia e voltar à política

Condenado no caso do Mensalão, o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha foi publicamente convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a retornar à política durante um evento em Osasco, na Grande São Paulo, na sexta-feira (25/7).
Lula mencionou João Paulo Cunha duas vezes em seu discurso, sugerindo que o ex-deputado petista deixe sua carreira como advogado e volte a se dedicar à política. O ex-presidente da Câmara é reconhecido como um dos protagonistas do escândalo do Mensalão, tendo cumprido pena por corrupção.
“João Paulo, volte para a política. Pare de ganhar dinheiro como advogado em Brasília, venha para próxima à fábrica e faça comício”, declarou Lula no evento que marcou anúncios de investimentos no Novo PAC.
João Paulo Cunha estava presente na plateia e foi aplaudido durante o discurso do vice-governador Geraldo Alckmin (PSB). Sua trajetória política iniciou-se nos sindicatos de Osasco, onde exerceu o cargo de vereador nos anos 1980.
Em 2013, João Paulo Cunha foi condenado por corrupção passiva e peculato no escândalo do Mensalão, mas em 2016 o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu perdão ao ex-deputado. Ele presidiu a Câmara dos Deputados entre 2003 e 2005, período em que o esquema de propina no primeiro governo Lula estava em seu auge.
Diferentemente do ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, condenado no mesmo escândalo, João Paulo Cunha não teve seu mandato cassado. Ele cumpriu mais de dois anos em regime semiaberto e aberto e pagou uma multa de 909 mil reais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login