Brasil
Lula pede controle das grandes empresas de tecnologia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (26) que as principais companhias de tecnologia dos Estados Unidos, conhecidas como big techs, são “propriedade americana, mas não pertencem a nós”. Segundo Lula, qualquer empresa que queira atuar no Brasil deve obedecer às leis nacionais.
Esta declaração foi feita poucas horas depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitir uma nota defendendo as big techs e ameaçando aplicar ou aumentar tarifas para países que criem impostos ou regulem essas empresas americanas.
“As big techs são um patrimônio dos Estados Unidos e eles não aceitam que ninguém interfira nisso. Para eles, isso pode ser verdade. Para nós, eles são patrimônio americano, mas não pertencem a nosso país”, declarou o presidente durante a abertura da segunda reunião ministerial de 2025.
“Somos um país independente, com uma Constituição e leis próprias, e qualquer empresa que quiser operar nos nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados, em nosso espaço aéreo e marítimo, e nossa floresta, precisa obedecer nossa Constituição e legislação”, completou.
Recentemente, Lula declarou que pretende tributar as grandes empresas de tecnologia americanas.
No Brasil, há um debate sobre a responsabilidade das plataformas quanto aos conteúdos ilegais que circulam nas redes, abrangendo desde pedofilia e apologia à violência nas escolas até a defesa de atos contra a ordem democrática.
O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que as plataformas devem ser responsabilizadas diretamente por publicações ilegais feitas por seus usuários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login