Conecte Conosco

Economia

Lula pede redução gradual dos juros para evitar instabilidade

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (11) que é importante diminuir a taxa básica de juros, a Selic, de forma gradual e cautelosa. Segundo ele, a queda dos juros é necessária, mas precisa acontecer devagar para evitar problemas na economia.

A declaração foi dada em uma entrevista gravada durante a manhã para o Jornal da Band.

“Pode ser ainda este ano, mas é preciso começar a baixar de forma muito cautelosa e sustentável, porque não podemos ficar com os juros subindo e descendo de maneira instável”, disse Lula.

Atualmente, a Selic, que é determinada pelo Banco Central, está em 15% ao ano, o maior índice desde 2006. Segundo o presidente, o chefe do Banco Central, indicado por ele, Gabriel Galípolo, reconhece a necessidade de reduzir os juros.

“Não vou criticar o Galípolo publicamente. Ele foi indicado por mim. Ele sabe que a taxa de juros está alta, eu sei, todo mundo sabe. O que importa é saber o momento certo para começar a baixar. Estamos controlando a inflação, que está metade do que estava quando assumi, e vamos continuar reduzindo, a taxa de juros vai começar a cair”, explicou o presidente.

No final de agosto, Galípolo afirmou que a inflação está se aproximando lentamente da meta estabelecida. Por conta desse movimento gradual, os juros precisam permanecer altos por algum tempo.

“Estamos enfatizando que a taxa de juros deve ficar elevada por um período prolongado, porque ainda não atingimos totalmente a meta de inflação. A inflação está caindo lentamente em direção à meta, e isso exige uma política monetária rigorosa”, comentou ele na abertura do Congresso e Expo Fenabrave, evento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em São Paulo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados