Economia
Lula pede redução gradual dos juros para evitar instabilidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (11) que é importante diminuir a taxa básica de juros, a Selic, de forma gradual e cautelosa. Segundo ele, a queda dos juros é necessária, mas precisa acontecer devagar para evitar problemas na economia.
A declaração foi dada em uma entrevista gravada durante a manhã para o Jornal da Band.
“Pode ser ainda este ano, mas é preciso começar a baixar de forma muito cautelosa e sustentável, porque não podemos ficar com os juros subindo e descendo de maneira instável”, disse Lula.
Atualmente, a Selic, que é determinada pelo Banco Central, está em 15% ao ano, o maior índice desde 2006. Segundo o presidente, o chefe do Banco Central, indicado por ele, Gabriel Galípolo, reconhece a necessidade de reduzir os juros.
“Não vou criticar o Galípolo publicamente. Ele foi indicado por mim. Ele sabe que a taxa de juros está alta, eu sei, todo mundo sabe. O que importa é saber o momento certo para começar a baixar. Estamos controlando a inflação, que está metade do que estava quando assumi, e vamos continuar reduzindo, a taxa de juros vai começar a cair”, explicou o presidente.
No final de agosto, Galípolo afirmou que a inflação está se aproximando lentamente da meta estabelecida. Por conta desse movimento gradual, os juros precisam permanecer altos por algum tempo.
“Estamos enfatizando que a taxa de juros deve ficar elevada por um período prolongado, porque ainda não atingimos totalmente a meta de inflação. A inflação está caindo lentamente em direção à meta, e isso exige uma política monetária rigorosa”, comentou ele na abertura do Congresso e Expo Fenabrave, evento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em São Paulo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login