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Economia

Lula planeja transporte público grátis para eleição de 2026

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O governo do Palácio do Planalto está ciente de que, mesmo com muito empenho, não conseguirá implementar o transporte público gratuito já no próximo ano. Contudo, essa iniciativa é vista como uma peça-chave para fortalecer a campanha de reeleição, conforme apurou a Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado.

O prazo para lançar o projeto é curto, pois a legislação eleitoral pode barrar essa grande mudança em breve. Atualmente, o plano está em estágio inicial, sem possibilidade de apresentar detalhes à população.

O círculo próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que a aprovação na Câmara — também aguardada no Senado — do projeto que isenta o Imposto de Renda para pessoas de baixa renda pode favorecer essa nova estratégia.

Um representante do governo afirmou: “Se o presidente Lula prometeu a isenção do imposto para quem ganha até R$ 5 mil e cumpriu, o eleitor confia que ele também honrará a promessa de tarifa zero no transporte público em um próximo mandato”.

Em agosto, Lula solicitou ao Ministério da Fazenda um estudo sobre o custo da gratuidade no transporte público em todo o país. Esse estudo considera, além do impacto direto, o efeito indireto no consumo e na arrecadação decorrente dos recursos liberados para a população.

Pesquisas recentes realizadas pelo setor privado, em 2023 e 2024, indicam resultados positivos. O próprio ministro Fernando Haddad já analisou uma proposta semelhante há 13 anos, durante o reajuste das passagens que resultou em protestos populares e eventos políticos marcantes.

Além do benefício popular, o fim da cobrança nas passagens pode contribuir para a redução da inflação, aliviando parte do esforço do Banco Central para alcançar a meta de 3% até 2027.

No índice oficial de preços (IPCA), o transporte público figura como um subitem, e sua influência no índice depende dos reajustes tarifários locais, especialmente em grandes cidades.

Atualmente, 138 municípios brasileiros oferecem transporte público gratuito permanente para deslocamento.

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