Destaque
Lula promete ligar para Trump se negociações comerciais estagnarem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (4) que irá entrar em contato novamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso as conversações comerciais entre Brasil e Estados Unidos não avancem até o final da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, Pará.
“Saí confiante da reunião com o presidente Trump de que conseguiremos firmar um acordo. Pedi que nossos negociadores iniciassem as tratativas imediatamente”, afirmou Lula, durante entrevista concedida à imprensa internacional na capital paraense.
Lula acrescentou: “Se ao final da COP não houver uma reunião agendada entre nossos negociadores e os dele, eu farei uma nova ligação para Trump”.
Em 26 de outubro, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, Malásia, Lula reuniu-se com Donald Trump por cerca de 50 minutos. Na ocasião, Lula ressaltou que não há motivos para desentendimentos entre os países e solicitou a suspensão imediata das tarifas impostas aos produtos brasileiros enquanto as negociações estivessem em andamento.
Em julho deste ano, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos. Posteriormente, representantes do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram atingidos por revogações de vistos e outras sanções pela administração norte-americana.
“O Brasil deseja manter um relacionamento positivo com os Estados Unidos. Quando dois presidentes se reúnem, cada um expõe suas questões e a tendência natural é chegar a um consenso”, destacou o presidente brasileiro.
Além dos chefes de Estado, participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Com informações da Reuters.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login