Conecte Conosco

Brasil

Lula quer diálogo, mas Trump não responde

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (24), durante evento no Vale do Jequitinhonha (MG), que o Brasil está aberto para tratar com os Estados Unidos sobre a tarifa de 50% aplicada a produtos brasileiros. Entretanto, segundo ele, o presidente norte-americano, Donald Trump, não demonstra vontade de dialogar.

“Ele não quer conversar. Se quisesse, me ligaria. Conversei com Clinton, Obama, Bush, Biden, Xi Jinping, Índia, Canadá, a presidente do México por 40 minutos ontem, Paraguai, Bolívia, Malásia, Indonésia, com todos robustamente dialoguei, mas ele não aceitou a conversa”, comentou Lula.

As declarações foram feitas durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, que aborda ações interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas.

Com tom de brincadeira, o presidente brasileiro ironizou a tática de Trump de provocar e depois desistir ou travar as negociações.

“Apesar de não ser mineiro, sei jogar truco, e se ele estiver tentando enganar, ele perderá. O Brasil está habituado a negociar. Já tivemos dez encontros com os Estados Unidos. Em 16 de maio, enviamos uma carta pedindo esclarecimentos sobre as propostas feitas, porém não obtivemos resposta, só uma manifestação em site oficial”, explicou.

Lula reiterou que deve aplicar a Lei da Reciprocidade caso o Brasil sofra tarifas.

O líder brasileiro também reprovou o comentário do presidente americano de que a Justiça brasileira está conduzindo perseguição injusta no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, dizendo que essa acusação não corresponde à realidade do sistema judicial do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados