Conecte Conosco

Brasil

Lula quer enviar projeto para acabar com escala 6×1 com urgência

Publicado

em

O governo está com pressa para aprovar a proposta que acaba com a jornada de trabalho 6×1, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua reeleição. Por isso, planeja enviar à Câmara um projeto de lei com pedido de urgência constitucional, acelerando a análise do tema.

“Estamos considerando essa possibilidade, sim”, afirmou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A Constituição estabelece que um projeto em regime de urgência deve ser votado em até 45 dias na Câmara e outros 45 dias no Senado.

O governo está preocupado com o impacto do escândalo do Banco Master e suas conexões políticas nas votações do Congresso durante este ano eleitoral, que terá um calendário mais curto. No segundo semestre, deputados e senadores tendem a diminuir o ritmo para se concentrarem em suas campanhas.

Na mensagem enviada por Lula ao Congresso nesta segunda-feira (2) com as prioridades do governo para 2026, o fim da escala 6×1 está listado entre os principais desafios do Executivo, ao lado de projetos como a regulamentação do trabalho por aplicativos e a PEC da Segurança Pública.

Atualmente, existem quatro propostas de emenda à Constituição (PECs) e um projeto de lei sobre o tema tramitando no Congresso, mas ainda não há consenso sobre a carga horária semanal de trabalho, por exemplo. José Guimarães, líder do governo na Câmara, afirmou: “Acho melhor tentarmos unificar as propostas e enviar um texto novo”.

Na quarta-feira, dia 4, Lula oferecerá um churrasco na Granja do Torto ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos líderes de bancadas partidárias aliadas. O encontro também visa alinhar as votações dos próximos meses, após um ano cheio de instabilidades.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados