Conecte Conosco

Economia

Lula quer impulsionar exportação de biocombustíveis

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nesta quinta-feira (30) formas de estimular a pesquisa e incluir os biocombustíveis na lista de exportações do Brasil.

Em reunião no Palácio do Planalto com o CEO da Be8, Erasmo Carlos Battistella, e o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, Denis Güven, Lula conheceu os caminhões e ônibus da Rota Sustentável COP30, veículos que usam o biocombustível Be8 BeVant. Este combustível pode reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em relação ao diesel tradicional.

A rota tem como objetivo testar o novo biocombustível da Be8 nos veículos da Mercedes-Benz. Também foram utilizados dois veículos com diesel B15 (mistura de 15% de biodiesel no diesel) para comparação.

Os veículos saíram de Passo Fundo (RS) no dia 20 com destino a Belém (PA), onde acontecerá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros.

Segundo Battistella, o BeVant pode substituir o diesel em diversos motores, sendo especialmente útil para rotas longas, onde a eletrificação é difícil. Ele solicitou o apoio do presidente junto ao MDIC e à Apex para incluir os biocombustíveis como produto de exportação do país, destacando que essa é uma solução imediata para a redução do carbono.

Lula sugeriu que testes sejam realizados com veículos produzidos pela Mercedes-Benz na Alemanha para medir a redução dos gases de efeito estufa e indicou a possibilidade de o Brasil exportar esse combustível para o mundo, inclusive para a Alemanha.

O presidente ressaltou a força da agricultura e da indústria brasileira no desenvolvimento do BeVant e reiterou que o Brasil pode mostrar ao mundo que a transição para energia limpa é viável com vontade política e coragem.

Petróleo e transição energética

Por outro lado, Lula destacou que não é possível abandonar o uso do combustível fóssil de forma instantânea e mencionou o debate existente no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, região no Norte do país com grande potencial petrolífero.

A Petrobras recebeu recentemente autorização do Ibama para iniciar a pesquisa exploratória na área, que é considerada um novo polo de pré-sal.

Lula enfatizou a importância de planejar o fim do uso dos combustíveis fósseis com responsabilidade ambiental rigorosa, mostrando que o Brasil será referência mundial na transição energética. Ele afirmou que o país continuará utilizando o petróleo enquanto for necessário, destacando que a Petrobras se transformará em uma empresa focada em energia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados