Brasil
Lula quer unir países da Amazônia para COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a caminho de Bogotá, na Colômbia, para participar da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), realizada nesta sexta-feira (22). O evento tem como objetivo atualizar os compromissos dos países que dividem a maior floresta tropical do mundo para proteger esse bioma.
Além disso, a cúpula serve para fortalecer a cooperação entre esses países em relação à participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará — a primeira vez que o evento ocorrerá em solo amazônico.
Uma das ações destacadas pelo governo brasileiro é a aprovação de uma declaração conjunta em apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado na COP30. Este fundo é um mecanismo de financiamento estimado em US$ 125 bilhões, destinado a conservar esses biomas florestais que se estendem por cerca de 70 países. Essas florestas são vitais para a regulação das chuvas e para a captura de carbono na atmosfera.
Lula chegará à capital colombiana no final da noite de quinta-feira. Seu primeiro compromisso oficial será uma reunião dos representantes dos países membros da Otca com organizações da sociedade civil e comunidades indígenas, às 9h30 de sexta-feira, seguida pela cúpula, que acontecerá na Casa de Nariño, sede da Presidência da Colômbia, na Plaza de Armas.
Esse diálogo com a sociedade civil segue o modelo adotado há dois anos na última edição da cúpula, realizada em Belém.
Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro são os únicos chefes de Estado confirmados para participar da cúpula; os demais países enviaram seus chanceleres.
Acompanhando Lula, estarão os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o embaixador André Corrêa do Lago, que preside a COP30.
Além da declaração do apoio ao TFFF, a cúpula deve aprovar a Carta de Bogotá, que reforça as metas e compromissos dos países para ações como combater o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Antes de retornar ao Brasil, Lula concederá uma entrevista à imprensa para apresentar os resultados e as perspectivas discutidas durante a cúpula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login