Notícias Recentes
Lula recebe líder de direita da Bolívia e convida para visita ao Brasil
Em uma tentativa de fortalecer laços com líderes conservadores da América Latina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira, dia 28, com o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz.
No ano anterior, Paz venceu aliados do partido do presidente brasileiro e finalizou vinte anos do Movimento Socialista no comando da Bolívia. Lula manteve uma relação próxima com Evo Morales e o último presidente de esquerda, Luis Arce Catacora.
Esse encontro demonstra a estratégia de Lula de estabelecer diálogo e parcerias políticas com possíveis adversários ideológicos, revelando um lado mais pragmático da política externa do Brasil. O Palácio do Planalto está preocupado com um possível isolamento do presidente, fomentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula e Paz tiveram seu primeiro encontro pessoal na Cidade do Panamá, onde participaram como convidados para falar no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
A iniciativa de aproximação foi do presidente brasileiro, que mobilizou a diplomacia brasileira e enviou seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para a capital boliviana dois dias antes da reunião.
Os presidentes concordaram em realizar uma visita oficial do boliviano a Brasília no primeiro semestre de 2026, conforme informou a Presidência da República.
Eles também discutiram temas de interesse comum, como a luta contra o crime organizado, energia, infraestrutura e logística.
Segundo nota do Palácio do Planalto: “Os presidentes trataram das rotas para a integração regional e alternativas para garantir à Bolívia acesso a portos e escoamento de sua produção. Também deliberaram sobre a retomada dos diálogos em energia e ações conjuntas para combate ao crime organizado na Amazônia”.
Aproveitando sua estada no Panamá, o presidente participou de reuniões de trabalho com líderes conservadores da região.
Além do anfitrião José Raúl Mulino, Lula teve um primeiro contato com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, um aliado ligado ao bolsonarismo e anteriormente crítico do chefe do executivo brasileiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login