Brasil
Lula reforça que soberania e democracia são fundamentais

Em um artigo publicado hoje (14) no The New York Times com o título Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas elevadas impostas aos produtos brasileiros pelos EUA.
Lula destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos acumularam um superávit de US$ 410 bilhões nas trocas comerciais com o Brasil. Ele afirmou que não há cobranças tarifárias excessivas por parte do Brasil e que cerca de 75% das exportações brasileiras para os Estados Unidos estão isentas de impostos.
O presidente brasileiro defendeu o multilateralismo como a melhor via para as relações internacionais, apontou os números positivos para os Estados Unidos na balança comercial bilateral e classificou a decisão de taxar os produtos brasileiros como uma ação política.
Ao abordar o tema político, Lula fez uma forte defesa da soberania nacional e do sistema judiciário. Ele criticou as alegações de Trump de perseguição ao ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por conspirar contra a democracia, e também as tentativas de regular as chamadas big techs, grandes empresas de tecnologia dos EUA.
Outro ponto destacado pelo presidente foi a criação do sistema de pagamentos digitais PIX, que promoveu a inclusão financeira de milhares de brasileiros, facilitando transações e impulsionando a economia do país.
Sobre a Amazônia, Lula lembrou que a taxa de desmatamento caiu pela metade nos últimos dois anos e que, no ano passado, a polícia brasileira confiscou milhões de dólares envolvidos em esquemas criminosos contra o meio ambiente.
Por fim, o presidente reafirmou a disposição do Brasil em negociar as tarifas com os Estados Unidos, lembrando que os países mantêm relações diplomáticas há mais de 200 anos e que diferenças ideológicas não devem atrapalhar a cooperação entre as nações.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login