Notícias Recentes
Lula: saiba o que é queratose, condição que afeta o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento para remover uma queratose no couro cabeludo. Conforme informado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, o problema de queratose foi provocado pela exposição ao sol e foi tratado com uma cauterização, que durou cerca de dois minutos, em uma clínica dermatológica em São Paulo.
Existem três tipos diferentes de queratose. A queratose pilar, que se manifesta como pequenas bolinhas ásperas geralmente encontradas nos braços, coxas, nádegas e bochechas. A queratose seborreica, que são manchas marrons ou pretas, benignas e comuns em pessoas mais velhas. E a queratose actínica, que resulta de anos de exposição solar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a queratose actínica é uma lesão benigna da pele, mas que pode evoluir para um câncer de pele conhecido como carcinoma de células escamosas ou carcinoma espinocelular. Normalmente, ela aparece como uma lesão avermelhada e áspera que surge em áreas frequentemente expostas ao sol, como rosto, orelhas, lábios, dorso das mãos, antebraços, ombros, colo e no couro cabeludo em pessoas calvas, além de outras partes do corpo sujeitas à radiação solar.
As lesões tendem a ser pequenas e podem aparecer em vários pontos. Muitas vezes são mais sentidas ao toque do que vistas, podendo ser percebidas ao passar a mão suavemente sobre a pele exposta e sentir áreas ásperas. Essa condição é mais comum em idosos de pele clara, porém adultos mais jovens também podem ser afetados.
De acordo com a SBD, os efeitos da radiação ultravioleta são acumulativos ao longo da vida, o que faz com que pessoas mais idosas tenham maior propensão a desenvolver queratose actínica.
Esta é a quarta condição dermatológica mais frequente no Brasil, segundo a SBD. Embora seja pré-cancerígena, apenas cerca de 10% dessas lesões evoluem para carcinoma espinocelular. Todavia, entre 40% a 60% dos carcinomas surgem a partir de queratoses que não foram tratadas.
Por isso, é fundamental tratar todas as queratoses actínicas. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos aplicados diretamente na pele, além de procedimentos médicos especializados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login