Mundo
Lula se encontra com presidentes do Panamá e Uruguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a cúpula do Mercosul neste sábado (20), realizada em Foz do Iguaçu (PR), para promover encontros bilaterais com os presidentes do Panamá e do Uruguai, conforme comunicado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
O primeiro encontro foi com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, que visitou o Brasil pela segunda vez em 2024, após uma visita oficial em agosto.
Durante a reunião, Lula confirmou em suas redes sociais que aceitou convite para participar, em 28 de janeiro, do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que será realizado no Panamá.
Na conversa entre Lula e Mulino, discutiram os avanços da visita de agosto. Entre os fatos, destaca-se que o Panamá finalizou contrato para a compra de aviões da brasileira Embraer, enquanto o Brasil aderiu ao Tratado sobre a Neutralidade do Canal do Panamá.
Este tratado assegura a soberania panamenha sobre a passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico e já foi assinado, sendo encaminhado ao Congresso pelo presidente Lula.
Reunião com o Uruguai
Antes de sair de Foz do Iguaçu, Lula teve reunião privada com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. Eles discutiram a iminente licitação para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil, além da previsão de início da construção de uma nova ponte entre os dois países em 2026.
Lula também manifestou o interesse do Brasil em firmar um acordo para estabelecer o Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida.
Após a cúpula do Mercosul e os encontros bilaterais, Lula retornou a Brasília no fim da tarde, encerrando sua agenda no Paraná.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login