Mundo
Lula tem reuniões com presidentes da Colômbia e Burundi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de encontros bilaterais com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do Burundi, Évariste Ndayishimiye. As reuniões aconteceram no sábado (21) durante a 10ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e do I Fórum CELAC-África, em Bogotá.
No diálogo com Petro, ambos discutiram sobre a presidência da Colômbia na CELAC e compartilharam suas expectativas sobre o início da presidência uruguaia.
Segundo o Planalto, Lula e Petro reafirmaram a importância do fortalecimento das instâncias multilaterais regionais. O presidente colombiano confirmou sua participação na reunião Democracia contra o Extremismo, agendada para 18 de abril em Barcelona.
Em outra reunião, com o presidente do Burundi, Évariste Ndayishimiye, Lula o parabenizou pela eleição como presidente da União Africana e agradeceu a adesão do país à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O presidente brasileiro ressaltou a relevância da implementação de um escritório da Embrapa em Adis Abeba, capital da Etiópia, o que deverá abrir portas para cooperação no setor agropecuário africano.
Lula manifestou apoio à candidatura da ex-presidente chilena Michelle Bachelet para a Secretaria-Geral da ONU. Por sua vez, Ndayishimiye afirmou que apoiará o ex-presidente do Senegal, Macky Sall.
Lula destacou que está na hora de uma mulher da América Latina e do Caribe ocupar, pela primeira vez em 80 anos, a presidência da ONU.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login