Conecte Conosco

Brasil

Lula vai à cúpula da Celac na Colômbia

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está presente neste domingo (9) em Santa Marta, na Colômbia, participando da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) junto com a União Europeia (UE).

Em entrevista dada a agências internacionais em Belém (PA) na semana anterior, Lula destacou que este evento é o espaço ideal para abordar a movimentação militar dos Estados Unidos (EUA) na região do Caribe e no litoral da Venezuela.

Lula afirmou que a reunião da Celac só faz sentido se discutir a presença de navios de guerra americanos nos mares da América Latina. Ele contou que conversou com o presidente Donald Trump sobre o tema, ressaltando que a América Latina deve ser uma zona de paz.

“Somos uma região de paz e não precisamos de conflitos armados aqui. O problema existente na Venezuela é político e deve ser solucionado por meios políticos”, acrescentou Lula.

Esta reunião acontece em um contexto de tensão no Caribe, onde os Estados Unidos posicionaram tropas terrestres, submarinos e navios militares. O governo americano chegou a atacar embarcações na área, alegando que atuava contra o tráfico de drogas que abastece seu país.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, argumenta que os Estados Unidos têm interesse nas reservas de petróleo venezuelanas e que a presença militar visa retirá-lo do poder.

O evento reúne líderes dos 27 países da União Europeia e dos 33 membros da Celac, com o objetivo de retomar o diálogo birregional e avançar nas negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE.

Esta é a quarta cúpula da Celac com a UE e o décimo encontro entre as regiões desde 1999. Durante o evento, espera-se consolidar a Declaração de Santa Marta e o Mapa do Caminho 2025-2027, que pretendem transformar o diálogo em ações concretas.

A presidência temporária do encontro está com a Colômbia em 2025, que sucedeu Honduras, e será passada ao Uruguai em 2026. O Brasil retornou às cúpulas em janeiro de 2023, após três anos ausente.

A cúpula vai até segunda-feira (10), mas Lula participará somente do primeiro dia, retornando a Belém para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados